Ora bem, fizemos mais uma viagem. Uns dias antes de partirmos andávamos a pensar ir nesse fim-de-semana a algum lado. Pensámos em Zagreb e Ljubljana. Sabíamos os horários mas só decidimos no final da tarde enquanto cozinhávamos. Era quarta-feira e já não tinha aulas o resto da semana. Já tínhamos uma saída combinada e por isso fomos sair e, de directa, embarcámos às seis da manhã rumo a Zagreb. Eu, Rui, Gonçalo e Mariana dormimos a viagem toda. Chegámos, e meios ensonados, depois de cerca de seis horas viagem, caminhámos em direcção ao centro, à busca de um hostel para deixar as mochilas. Lá encontrámos um e fomos, já menos carregados, conhecer esta cidade.
Zagreb em si não tem muito para ver. No entanto vimos tudo o que havia para ver: Cathedral e Kaptol, St. Mark´s Church, e mais uns monumentos e museus (tudo por fora, claro). À noite, cansados da viagem, fomos a um bar estranho mas divertido que nos indicaram, mas voltámos cedo para o hostel. Na manhã seguinte visitámos o jardim botânico e fomos para a estação de comboios. Um dia foi suficiente para conhecer esta cidade. Tenho só de acrescentar que, na minha opinião, as croatas são das mulheres mais giras da Europa.
Depois de poucas horas viagem de comboio, no meio de magníficas paisagens, chegámos a Ljubljana! Mais uma vez caminhámos até um hostel para deixar as mochilas.
Fomos dar uma volta pela cidade, comemos qualquer coisa e sentámo-nos numa esplanada a beber umas cervejas. Como tinha quatro amigos a fazer erasmus lá decidimos ligar. Combinámos logo ir jantar com eles (Tiago Carvalho, João Simões, Tomás Louro). Jantámos num restaurante junto ao rio que tinha as maiores pizas que alguma vez vi. De barriga cheia fomos ter com a malta de Erasmus e beber uns copos. Era noite de Halloween e só nós é que não estávamos mascarados. Perdemos a cabeça e fomos para uma discoteca, o KMS, que pediam a exorbitante quantia de 50 cêntimos para entrar! Não me recordo do nome. Não houve sequer tempo para nos lamentarmos da enorme despesa e começámo-nos logo a divertir ainda mais! Diversão à balda!
No dia seguinte acordámos e fomos, ainda de dia, conhecer esta lindíssima cidade. Confesso que não tinha grandes expectativas acerca de Ljubljana. As poucas que tinha foram completamente superadas! A cidade, para além de estar toda muito bem cuidada, é muita segura, toda gente fala inglês, tem um rio muita louco, cheio de pontes a ligar os dois lados, com bares e cafés muita giros. Visitámos o castelo, que tem uma excelente vista sobre a cidade. Pouco mais visitámos.
Fomos convidados pelos nossos compatriotas para ir jantar e dormir ao dormitório deles. Há que fazer um reparo: lá morar em casa é para meninos! Lá tudo o que é estudantes vive nas residências de estudantes. Mal chegámos ao dormitório conhecemos mais duas simpáticas portuguesas: a Rita e a Sara. Confeccionaram-nos um magnífico jantar, do qual estamos muito agradecidos. Conversa puxa conversa e era hora de ir sair. Depois de arranjarmos umas bicicletas, pedalámos em direcção a uma discoteca mesmo no centro chamada Bacchus. Mais uma vez, diversão não faltou e tivemos mais uma noite espectacular!
No dia seguinte pouco fizemos. Fomos até ao centro comer qualquer coisa, passeamos pelas ruas mais conhecidas da cidade, jantámos e depois apanhámos o comboio de volta para Budapeste. Chegámos cá por volta das onze da manhã de segunda-feira, deixámos as malas em casa e fomos para as aulas.
Foram uns dias fantásticos, gostei especialmente de Ljubljana e do espírito que lá se passa!
Não posso deixar de agradecer aos portugueses que nos acolheram e nos mostraram tudo o que havia para ver e conhecer! Obrigado a todos!
(pombos nos tabuleiros do mac...normalíssimo!!quem é que nunca viu?!)
Abraço/Beijinho