sábado, 20 de setembro de 2008

Auschwitz-Birkenau

Na viagem a Cracóvia decidimos ir visitar os incríveis campos de concentração de Auschwitz e Bikernau, símbolos do Holocausto perpetrado pelo nazismo. A partir de 1940 o governo alemão comandado por Adolf Hitler construiu vários campos de concentração e um campo de extermínio nesta área, então na Polônia ocupada. Houve três campos principais e trinta e nove campos auxiliares. Havia mais um campo, porém foi destruído pela armada russa após a II Guerra Mundial. Ficámo-nos, então, pelos campos que restam. Tenho-vos a dizer que foi o dinheiro mais bem gasto dos últimos tempos. Acho que pela primeira vez ouvi atentamente, do inicio ao fim, tim por tim o que a guia dizia. A visita guiada foi feita em inglês e através de phones o que permitiu estarmos sempre em alerta em relação ao que era dito pela guia. Foi de facto uma experiência única de ver e sentir de perto o que durante muitos anos se tornou um inferno para grandes aglomerados populacionais oriundos dos vários cantos do mundo.




Eram desumanas as condições em que as pessoas viviam. Havia celas, praticamente sem luz, com apenas sete metros quadrados onde dormiam quarenta (!) pessoas. Outras de noventa centímetros de largura onde ficavam quatro pessoas por cela, sem se quer ter espaço para se deitarem. Tinham de ficar de pé.




Imaginem só que cerca de cento e trinta pessoas, ao mesmo tempo, faziam as suas necessidades apenas a dez centímetros da pessoa do lado. Já para não falar no facto de que os animais, como os cavalos, tinham melhores condições que as pessoas. Enfim, uma verdadeira humilhação ao Ser Humano.



Em termos pessoais e até penso que posso falar por todos, achei a visita espectacular principalmente pelo facto de que nada do que vimos foi remodelado. Os terrenos, os carris por onde vinham os comboios e as camaratas são as mesmas que existiram durante a segunda grande guerra.




Aconselho a todos irem lá visitar!


Quanto à viagem de regresso há que dizer que foi feita debaixo de chuva intensa mas às quatro da manha já estávamos em Budapeste. Dormimos poucas horas pois no dia seguinte tivemos aulas às oito.


Beijinhos e abraços

1 comentário:

Marta RLL disse...

oyEm Munich tambem fomos a DACHAU, estou andiosa p ir aí agora. beijinhos